COMO ECONOMIZAR NO ALUGUEL DE CARRO: 7 DICAS ESSENCIAIS PARA VOCÊ ECONOMIZAR MUITO E SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA A SUA VIAGEM [A #4 É IMPERDÍVEL]

Economizar-no-Aluguel-de-CarroVocê procura pelos melhores preços na hora de reservar um hotel na sua viagem?

Faz buscas incessantes por melhores preços em passagens aéreas?

E … na hora de alugar um carro?

Será que você dá a mesma atenção ou acaba fechando a primeira reserva que aparece?

Com um pouco de informação e com a internet à nossa disponibilidade, hoje em dia ficou muito mais fácil se planejar e economizar em uma viagem, desde a compra da passagem aérea até no momento de abastecer o carro.

Acontece que muita gente faz várias pesquisas e cotações e  acaba conseguindo ótimas ofertas e descontos em hotéis, passagens aéreas,  ingressos, restaurantes, atrações, mas acabam se esquecendo de encontrar formas eficazes de conseguir alugar um carro barato.

Acabam fechando a reserva na primeira pesquisa e aceitando vários opcionais que se quer sabem pra que serve.

Não esqueça que o aluguel de carro pode representar uma grande percentual do orçamento em uma viagem.

Diante disso, separamos 7 DICAS simples e eficazes para você economizar muito no aluguel de carro. Dessa forma, sobra mais um dinheirinho para aproveitar no restante da viagem e você não joga dinheiro fora!

As dicas valem tanto para a locação de carros no exterior como também para o Brasil.

Continue lendo o artigo e veja as 7 dicas que, certamente, vão fazer você economizar muito no aluguel de carro.

# 1 FAÇA SUA RESERVA COM ANTECEDÊNCIAreservas-aluguel-carro

Quando você reserva através dos meios oficiais das locadoras, geralmente não é exigido o pagamento antecipado da locação e também não é cobrado pagamento de multa se houver cancelamento ou no-show (não comparecimento).

Algumas até oferecem opção para pagar no momento da reserva “pay now”, oferecendo um desconto para quem fizer o pagamento na hora da reserva. Mas, isso é opcional.

Por isso, o ideal é que, se você comprou a passagem aérea, reserve o carro no mesmo dia!

Com uma reserva garantida, você fica mais tranquilo(a) e tem tempo para continuar buscando melhores preços e promoções até chegar o dia da viagem.

Na grande maioria dos casos, a antecedência é o que gera os melhores preços de aluguel de carros. Além disso, é mais fácil de se conseguir reservar o carro desejado, principalmente se estivermos falando de datas festivas e feriados.

As locadoras controlam precisamente a sua frota e possuem alguns fatores que fazem com que subam ou diminuam os preços.

Um dos fatores mais expressivos é a quantidade de reservas efetuadas em determinado período.

Então, quando há muitas reservas para determinado período, os preços sobem e, quando há poucas reservas; diminuem. A famosa lei da “oferta e procura”.

Isso comprova que, reservando com antecedência, as chances de você realizar um bom negócio são potencialmente maiores.

No entanto, apesar de fazer a reserva com antecedência geralmente gerar melhores preços, também é válido cotar os preços poucos dias antes da viagem. Dependendo de alguns fatores, ainda é possível “dar sorte” e obter preços bem interessantes!  

Com uma reserva efetuada com antecedência, você pode efetuar a dica # 2, que explicamos logo abaixo.

# 2 FAÇA MAIS DE UMA RESERVAreserva-aluguel-carros

Há quem prefira não reservar o carro logo de início e esperar para ficar diariamente cotando os preços até achar o menor preço possível, até o dia da viagem.

Essa não é uma dica recomendada, pois não é prudente ficar monitorando os preços sem ter uma reserva já garantida com antecedência.

Acontece que sempre esperamos que o preço possa diminuir. Mas, se você não fizer nenhuma reserva já de início e o preço aumentar, você vai perder dinheiro e vai ficar muito aborrecido(a).

É o que acontece com a compra do dólar: não adianta ficar até o último dia da viagem esperando que a cotação vá diminuir, pois se corre um grande risco de que ele tenha uma alta inesperada.

Por isso, como citamos na dica #1: Se você comprou a passagem aérea, em seguida já reserve o carro, independentemente de você achar que o preço é bom ou não.

Com essa “carta na manga” você fica menos estressado(a) e pode ficar monitorando os preços até que ache uma oferta melhor. Para se sentir mais seguro(a), faça reserva sem pagamento antecipado e sem multa por cancelamento ou no-show, assim, não se perde nada caso não vá utilizar a reserva.

Monitore os preços duas ou três vezes por dia, em horários diferentes (inclusive de madrugada!).

Quando aparecer um preço melhor, faça a reserva, e mantenha a outra reserva já efetuada.

-Mas, por que vou ficar com mais de uma reserva?

Bom, elas servem justamente por causa do fator imprevisibilidade. A reserva mais cara vai servir como uma “reserva de segurança”, ou então como uma garantia para se buscar preços melhores.

Caso você chegue na locadora com o menor preço e surja algum problema como: não ter o seu carro desejado, quiserem incluir tarifas extras que não constam na reserva, quererem forçar a contratar algum serviço ou seguro, entre outros, você pode optar por não concretizar a locação e partir para a sua próxima reserva efetuada.

Essa é uma dica simples mas muito poderosa, que pode nos livrar de muitos problemas e gastos desnecessários.

# 3 DISPENSE O G.P.Sgps-aluguel-carro

Como vimos neste artigoos atendentes da locadora vão sempre tentar lhe empurrar o GPS, mas a dica é sempre EVITAR alugar o aparelho da locadora, pois os preços são realmente abusivos e é mais um dinheiro que vamos jogar no lixo.

Abaixo, colocamos uma média de preços que as locadoras cobram pela diária de locação do aparelho, conforme a moeda:

US$ 10,00 (Dólares);
£ 10,00 (Libras Esterlinas =GBP);
10,00 (Euros);
R$ 15,00 (Reais).

Caso você não tenha interesse em pagar esse preços abusivos, veja abaixo 3 alternativas simples e baratas para fugir do aluguel de GPS das locadoras.

Usando o seu próprio GPS

Para quem já tem o seu aparelho de GPS, vale a pena levá-lo na sua viagem já previamente com o mapa do país/cidade para a qual está viajando instalado e também com os endereços cadastrados dos locais que você desejará ir. Isso agiliza muito e evita stress e perda de tempo durante a viagem.

Usando o smartphone:

Para quem prefere usar o smartphone, temos opções gratuitas com os aplicativos Waze ou Maps.Me. Um bom aplicativo pago seria o TomTom, da famosa marca de GPS TomTom, ele funciona off-line, da mesma forma como um aparelho de GPS mesmo.

Usando o GPS integrado do carro:

Existem vários modelos de carros que já vem com um GPS integrado ao carro.

Muitos carros de categorias mais baratas, como o Corolla, da categoria Intermediário ou Midsize (no exterior), já possuem GPS integrado ao carro.

# DICA:

Jamais fique 100% dependente de GPS. Nunca podemos esquecer do fator imprevisibilidade.

Por isso, leve sempre mapas impressos, pegue os folders com mapas da cidade disponíveis em várias lojas, salve imagens no celular e tenha algum aplicativo que possa ser usado no smartphone.

Insira o seu endereço de email para receber as melhores dicas sobre como alugar um carro

# 4 CADASTRE-SE NOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE DAS LOCADORAS (REWARS PROGRAMS)Fidelidade Aluguel de Carro

Essa dica é imperdível, e, o melhor de tudo, é de graça!

Cadastrando-se nos programas de fidelidade de algumas locadoras você ganha inúmeros benefícios, economiza tempo e dinheiro e ainda não precisa pagar nada por isso.

Então, por que ficar de fora?

Caso já tenha avaliado os preços e decidido em qual empresa vai alugar o seu veículo, confira se ela possui um programa de fidelidade (as mais famosas possuem sim!). Em alguns casos, você já ganha algum desconto ou benefício logo após efetuar o cadastro e já pode começar a somar pontos na sua primeira reserva.

Além de economia em termos financeiros, também temos economia no tempo, pois para membros de alguns programas, a retirada do veículo pode ser feita de forma mais rápida e simples, evitando-se as imensas filas nos balcões das locadoras e ainda ter atendimento exclusivo!

Cada tipo de programa oferece inúmeros benefícios, entre alguns deles podemos citar:

Receber descontos únicos para membros;
Acumular pontos e trocar por descontos;
Economizar ou eliminar taxas de segundo motorista para o cônjuge ou família;
Receber ofertas especiais pelo e-mail;
Ser premiado com diárias grátis;
Receber upgrades gratuitos;
Não pegar filas nem passar pelo balcão (skip the counter/ bypass the counter);
Escolher o carro que deseja, e não somente a categoria.
Entre outros.

Confira alguns programas de fidelidades disponíveis pelas grandes locadoras do Brasil e no mundo:

HERTZ: Hertz Gold Plus Rewards
ALAMO: Alamo Insiders
NATIONAL: Emerald Club
THRIFTY: Blue Chip Rewards
DOLLAR: Express Renter Rewards
BUDGET: Fastbreak
ADVANTAGE: Instant Reward
AVIS: Avis Preferred
ENTERPRISE: Enterprise Plus
E-Z: E-Z Money Rewards
FOX: FOX Rewards
LOCALIZA: Localiza Fidelidade (BRASIL)
MOVIDA: Movida Move Você (BRASIL)

# Curiosidade:

No prêmio da FlyerTalk Awards, o Hertz Gold Plus Rewards foi eleito como o melhor programa de recompensas de locadoras de carros em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

E então, vai ficar de fora dessa? Seja esperto (a) e garanta já sua inscrição em algum desses programas e aproveite os inúmeros benefícios desde já!

# 5 CALCULE OS GASTOS COM COMBUSTÍVEL

Esse é um ponto que muita gente esquece de colocar no orçamento, mas que, dependendo do tipo de viagem e tipo de carro, pode lhe fazer economizar muito dinheiro.

Talvez para quem vai a apenas uma ou duas cidades e utilizará pouco o carro , realmente pode não fazer muita diferença e não ter como economizar muito no quesito consumo de combustível.

Entretanto, quem vai fazer uma “road trip” , conhecer várias cidades e rodar bastante com o veículo, o gasto com combustível pode ser bem expressivo, mesmo com o baixo preço da gasolina ou diesel nos EUA.

Nesse caso, vale a pena fazer uma estimativa de gastos com combustível para poder colocar no orçamento da viagem.

Por isso, vale a pena também prestar atenção no consumo do seu carro.

Muitas vezes não sabemos exatamente qual carro vamos pegar na hora de retirá-lo na locadora, pois na grande maioria das vezes, alugamos por categoria e não por veículo específicos.

Mas, dentro da própria categoria de carros da locadora podemos ter veículos com consumos bem diferentes.

Para quem vai viajar bastante, seria bom pegar um carro com média de consumo por volta de 15 km/l na estrada. Se alugar o carro no exterior, precisamos converter para milha por galão, seria 35 MPG, basicamente o mesmo consumo de um Corolla 2015.

DICAS PARA QUEM VIAJA PARA OS ESTADOS UNIDOS(EUA):

Site:  www.gasbuddy.com

Neste site são atualizados frequentemente os preços de gasolina de diversos estados e cidades dos EUA. Mostrando primeiramente os menores preços encontrados na sua busca e também o endereço em que fica cada posto.

Site: https://www.gasbuddy.com/TripCostCalculator

Essa ferramenta disponibilizada no site é fantástica para quem viaja pela América do Norte. Através dela, informamos a rota da nossa viagem, selecionar o carro que usaremos na viagem e então serão dados os valores de média de consumo do carro e o total de litros de combustível necessários para completar o trajeto.

# 6 NO EXTERIOR, ABASTEÇA O CARRO EM DINHEIRO, NÃO EM CARTÃO DE CRÉDITO

Em uma viagem internacional, geralmente você pode abastecer o carro usando dinheiro, cartão de crédito e, em alguns casos, cartão de débito.

Com certeza, usar o cartão é muito mais prático.

No entanto, o que muita gente não considera é a questão do IOF de 6,38% (Imposto sobre Operações Financeiras), ou seja, o imposto cobrado na utilização do cartão de crédito no exterior. Se você gasta US$ 100 para encher o tanque, pagará US$ 6,38 só de IOF.

Parece pouco, mas quanto mais se gastar com combustível, maior será o dinheiro “desperdiçado” com o IOF.

Além disso,  vale lembrar que, pagando em cartão, você está sujeito à variação da moeda até o dia do fechamento da fatura.

Outro ponto negativo na utilização do cartão é que, nos últimos anos, após recorrentes relatos de turistas, estão acontecendo muitas fraudes, fazendo a clonagem do cartão. SIM! Mesmo nos países de primeiro mundo isso acontece. Não pense que é só no Brasil.

Por isso, a melhor opção é mesmo abastecer em dinheiro, assim, evitamos ter o cartão clonado e também não “desperdiçamos” o dinheiro com o IOF.

# 7 DEVOLVA O CARRO COM O TANQUE CHEIOCombustível-aluguel-carro

Como vimos neste artigo , quando alugamos um carro, ele sempre vai estar com o tanque cheio. No entanto, na hora da devolução, existem três procedimentos diferentes que você pode optar:

VOCÊ REABASTECE (You Refill / Bring Back Full);
COMPRAR UM TANQUE CHEIO (Fuel Purchase Option / Prepay / Fuel Up Front);
NÃO REABASTECER E NÃO COMPRAR TANQUE CHEIO (We Refill / Pay On Return).

Do ponto de vista econômico, a recomendação seria sempre devolver o carro com o tanque cheio. Nessa opção, você usa o carro o quanto quiser e, na hora de devolvê-lo, entrega com o tanque cheio.

Se você prefere a paz de espírito e não quer se preocupar em abastecer o carro antes de devolvê-lo, a melhor opção seria pré-comprar um tanque cheio da locadora. Nessa opção, você devolve o carro com o tanque em qualquer nível , pois já pagou a taxa para que a própria locadora encha o tanque.

E vale lembrar:

Decida entre as duas opções acima antes mesmo de retirar o carro!

Ou devolve o carro com o tanque cheio, ou compra o tanque de combustível pré-pago.

Jamais deixe que aconteça a opção 3, pois, caso você devolva o carro sem estar com o tanque cheio e não tenha contratado previamente o serviço de tanque de combustível pré-pago oferecido pela locadora, eles podem fazer você pagar por um preço absurdamente caro pelo preço do combustível.

No exterior, algumas empresas podem chegar a cobrar algo em torno de 3 ou 4 vezes mais caro do que o preço nos postos de combustível!

CONSIDERAÇÕES SOBRE ECONOMIZAR NO ALUGUEL DE CARRO

Como pudemos ver, são muitas as opções para se economizar no aluguel de carro na sua viagem. Dicas simples e que, somadas, podem lhe fazer economizar muito dinheiro!

Não importa quando e para onde você vai viajar, você sempre tem diversas opções que podem tornar o seu aluguel de carro muito mais econômico.

Para isso, você precisa basicamente de informação.

Geralmente, só não economiza quem não está muito bem informado.

Informação, planejamento e persistência são imprescindíveis na busca dos melhores preços de aluguel de carros.  Como já dizia Henry Ford:

“Economia, frequentemente, não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo”

Tem mais alguma dica importante? Compartilhe sua opinião nos comentários e não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mails para receber novidades e novos artigos assim que forem postados.

Boa viagem and drive safe!

Insira o seu endereço de email para receber as melhores dicas sobre como alugar um carro