COMO ABASTECER O CARRO NOS ESTADOS UNIDOS (EUA) [O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO]

Você já percebeu que nos EUA praticamente em todos os postos não existe o famoso frentista? Isso quer dizer que  nós mesmos somos responsáveis por abastecer o carro.

Esse é o famoso self-service.

Acho que vocês já devem ter visto isso nos filmes americanos e também algumas fotos de celebridades abastecendo o seu carro. Isso acaba gerando muita curiosidade sobre como abastecer o carro nos Estados Unidos (EUA).

Na verdade, esse sistema é muito comum em muitos lugares no mundo inteiro, sendo bastante utilizado na Europa e em vários outros países.

O sistema “full service”, ou seja, aquele que existe funcionário para lhe atender, é mais utilizado no norte dos Estados Unidos no período do inverno, mas pouco utilizado em outros lugares dos EUA.

Outra coisa diferente do Brasil é que você paga ANTES de abastecer (Pre-Pay).

Como essa é uma tarefa ainda não vivenciada por muitos dos turistas brasileiros, as dúvidas também são muito frequentes. Muitas pessoas sentem-se receosas de abastecer o carro ou até mesmo inseguras em como proceder corretamente quando forem abastecer, fazendo com que essa tarefa se torne algo totalmente complicado e traumático.

Fique tranquilo (a)!

Pensando nisso, resolvemos explicar detalhadamente como é esse procedimento e tentar sanar a maioria das dúvidas que possam surgir ao longo dessa etapa.

TIPOS DE GASOLINA (GASOLINE / PETROL)gasolina-estados-unidos

Saiba que, geralmente, nos postos existem 3 tipos de gasolina e elas são classificadas pela sua octanagem.

Regular / Unleaded :   86/87 Octanas;
Plus / Special / Mid-Grade: 88/89 Octanas;
Premium / Super + / Supreme/ Super Premium: 91/93 Octanas.

A nomenclatura pode mudar de acordo com a bandeira dos postos de gasolina, mas a maioria apresenta os três tipos de gasolina.

Embora o nome possa variar, esses números sempre vão aparecer: 87, 89 e 91-93.  Em alguns casos podemos encontrar gasolinas com 86 e 88 octanas também.

Mas, calma. Você nem precisa saber o que são octanas/octanagem. Apenas saiba que quanto menor o número de octanas, mais barato é o combustível. E, como você está com um carro alugado, pode colocar a mais barata sem problemas (é como se fosse a nossa gasolina comum no Brasil).

É claro que, se você for alugar um carro exótico ou superesportivo como Porsche, Ferrari, Lamborghini, é preciso colocar a melhor gasolina possível, pois os motores são projetados para o alto desempenho.

TIPOS DE BOMBA (PUMP)bomba-combustível-eua

Os postos de gasolina geralmente oferecem três tipos de bombas:

A mais comum é aquela que tem 3 mangueiras juntas de gasolina e uma mais separada para diesel.
O outro tipo é a que tem somente uma mangueira e que atende a todos os tipos de gasolina.
A terceira é a que tem duas mangueiras, sendo uma de cor preta para as gasolinas e a outra de cor diferente para o diesel.

#1 Observação: Não esqueça nunca: “Pump” = bomba de combustível. Nunca use “BOMB” no lugar de “PUMP”. Com essa onda de atentados, nunca sabemos o que pode acontecer, não é mesmo? Se você falar isso, pode ser que todo mundo da loja de conveniência se atire no chão, porque BOMB para eles é bomba mesmo!pump-bomb-abastecer-carro

#2 Observação: A mangueira que serve somente para diesel, tem a ponta com um diâmetro maior que a de gasolina, por isso ela nunca vai entrar na abertura do tanque de carro movido à gasolina. Isso é ótimo! Evita que muita gente se confunda e acabe tendo um baita problemão trocando os combustíveis!!!

#3 Observação: Em alguns postos, os atendentes podem perguntar qual tipo de combustível ou gasolina você deseja colocar. Isso acontece quando o posto possui a bomba com apenas uma mangueira para todos os combustíveis.

PROCEDIMENTO PARA PAGAR NA LOJA DE CONVENIÊNCIA DO POSTO (PAY INSIDE)cashier-gas-station

#1 PARTE:  Ao chegar no posto, pare o carro na bomba que desejar. Preste atenção em que lado está a tampa do tanque de combustível do seu carro e pare perto da bomba, pois as mangueiras são curtas.

Não crie transtornos. Quando for parar o carro, certifique-se que o lado de abastecer o carro está perto da bomba, pois, ao contrário do Brasil, as mangueiras são bem curtas e, provavelmente, não chegam do outro lado do carro.

Veja mais abaixo no artigo, em dúvidas comuns, como descobrir em que lado fica o tanque de combustível, sem ter que sair do carro.

#2 PARTE: Desligue o carro e vá para a loja de conveniência. Observe o número da bomba (pump) na qual você parou.

Na loja de conveniência, dirija-se ao caixa e diga ao atendente o número da bomba na qual você parou o carro e qual o valor deseja abastecer.

Exemplo: 50 Dólares na bomba número 1. (fifty dollars on pump number one)

Ou, mais simples ainda, cinquenta na um (fifty on one)

Você poderá pagar em cartão de débito, crédito ou dinheiro.

O atendente vai então efetivar a sua compra e lhe entregar o cupom fiscal. Com isso, a bomba é liberada e você já pode ir abastecer o seu carro.

#3 PARTE: Escolha o tipo de combustível e abasteça.

Agora a bomba está liberada para usar o valor que você pagou ao atendente.

Abra a tampa do tanque. Provavelmente ela abre através de um botão no painel, na porta ou na alavanca no assoalho do carro.

Saia do carro e retire (desrosqueie) o bocal da tampa de combustível do carro. (Repare que na própria tampa ou “portinha” do tanque haverá algum suporte para segurar o bocal que você retirou, ou então vem com uma cordinha que já segura o bocal, para que você não tenha que ficar segurando).

Retire a mangueira da bomba de combustível do posto. (Remove Nozzle)

Escolha o combustível (Select Fuel Type) ou o tipo de gasolina (Select Grade) que você deseja e aperte no botão correspondente.

Coloque a mangueira no bocal do tanque do carro e pressione o gatilho para começar a sair o combustível. Em algumas bombas há um pequeno suporte que deverá ser levantado para destravá-la antes de usar. Caso você vá encher bastante e não queira ficar o tempo todo apertando o gatilho, pode acionar novamente a trava e soltar o gatilho.

O combustível começará então a ser liberado (Fueling in Progress).

Quando atingir o valor pago, a bomba automaticamente será desativada. Não se preocupe, não vai transbordar, mesmo que você tenha colocado mais dinheiro que o necessário para um tanque cheio. Isso serve como um dispositivo de segurança, para evitar que o combustível transborde do tanque.

DICA: Siga essa ordem que assim fica mais fácil fazer o procedimento. Se, por exemplo, primeiro tirar a mangueira da bomba sem ter desrosqueado o bocal do tanque de combustível do carro, vai ficar com as duas mãos ocupadas e pode ficar meio atrapalhado.

#1 CURIOSIDADE: Em alguns modelos como Edge, Fusion, Mustang, New Fiesta, a Ford usa o sistema Easy Fuel, que dispensa o bocal no tanque de combustível. Isso mesmo! É tudo aberto, basta destrancar a “portinha” e colocar a mangueira para abastecer, sem ter que tirar bocal nenhum. O sistema foi pensado justamente para facilitar a vida de quem precisa abastecer.

# 4 PARTE: Recoloque a mangueira no seu respectivo lugar e rosqueie novamente o bocal do tanque do seu carro.

Na hora de retirar a mangueira do seu tanque, é importante você dar umas “sacudidas” e virar a ponta do gatilho para cima na hora de tirar, assim você garante que não vai pingar gasolina na lataria do carro ou nos seus pés.

Entre no carro e siga seu destino.

Caso deseje receber um recibo (receipt), volte à loja de conveniência e solicite-o:

-Can I have a receipt, please.

Insira o seu endereço de email para receber as melhores dicas sobre como alugar um carro

PROCEDIMENTO PARA PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO DIRETO NA BOMBA:credit-card-gas-station

O que difere no pagamento em cartão é que em algumas bombas você não precisa ir à loja de conveniência falar com o atendente para ele liberar a bomba..

Na própria bomba você passa o seu cartão de crédito internacional e na hora já libera automaticamente o abastecimento para o valor desejado. Alguns postos podem aceitam também o cartão pré-pago.

Infelizmente, não existe muito padrão de aceitação dos cartões de créditos na bombas.

Muitos relatos de brasileiros mostram que em alguns postos não tem jeito de passar o cartão de crédito, mesmo sendo de bandeira aceita. Algumas vezes, o cartão de uma pessoa passa em um determinado posto, mas o de outra não. Então, para ter certeza se o seu cartão vai ser aceito, só tentando. Se o cartão for aceito, será solicitado se você deseja um recibo ou não.

É provável que a máquina solicite seu Zip Code e a sua senha do cartão.

Como não temos ZIP CODE por não morar nos EUA, alguns postos costumam aceitar o CEP do Brasil. O CEP é composto de 8 números, mas na bomba você deve digitar apenas os 5 primeiros números.

Caso não seja aceito, outra solução é tentar com o Zip Code do hotel ou então 12345.

DICA # 1: Conforme mostramos nessa matéria sobre como economizar no aluguel de carro, vale lembrar que, pagando em cartão, você está sujeito à variação do dólar até o dia do fechamento da fatura e também pagará o imposto IOF. 

Exemplo: Se pagar no cartão US$100 para encher o tanque, pagará US$ 6,38 só de IOF (6,38%).

DICA # 2: Pagando no cartão, você corre ainda o risco de ter o seu cartão clonado, o que acontece com frequência lá fora, não pense que isso só existe no Brasil.

DICA # 3: Algumas bombas não aceitam determinados tipos de bandeiras de cartões de crédito. Caso o seu cartão não passe, terá que ir à loja do posto para passar seu cartão na máquina deles, ou pagar em dinheiro conforme procedimento acima.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS AO ABASTECER:

▸Desligue o motor do carro antes de abastecer;
▸Tranque o carro se tiver que ir à loja de conveniência do posto e nunca deixe objetos de valor expostos; (Não ache que nos EUA não existe furto/roubo);
▸Nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro se tiver que sair de perto, mesmo que seja “rapidinho”;
▸Ao sair com o carro, tenha certeza que removeu a mangueira do tanque do carro! (essa parece piada….mas vale a pena ser dito!)
▸Cuidado para não deixar cair gasolina na lataria do carro, pois pode marcar a pintura. E também é bom não deixar cair na mão, porque o cheiro demora para sair, mesmo lavando bastante!
▸Quanto às regras de segurança no abastecimento, são as mesmas adotadas aqui no Brasil: não fumar, não falar ao celular, deixar o carro desligado, entre outras.

CONVERSÃO DE MEDIDAS

Outra coisa que temos que nos acostumar nos Estados Unidos são com as diferentes unidades de medidas.

Enquanto aqui no Brasil utilizamos Quilômetros e Litros como unidades de medida de distância e volume, respectivamente, lá nos EUA eles utilizam Milhas (miles) e Galão (Gallon).

Veja bem:

No Brasil, o preço do combustível mostrado é em LITROS. No entanto, nos Estados Unidos, esse preço  é em GALÃO (gallons).

1 gallon = 3.78 litros, aproximadamente.

Portanto, não se assuste ao ver o preço, pois ele se refere a 3.78 litros.

Fazendo a conversão, podemos ver como a gasolina lá é muito mais barata que aqui. Com uma cotação do dólar a R$ 3,00, o LITRO de gasolina nos EUA sai na média de R$ 1,80 Reais.

Outra unidade diferente é a milha (mile)

1 mile = 1,6 km.

Por isso, se você ver uma placa de velocidade de 50 MPH (milhas por hora), quer dizer que você não pode ultrapassar 80 KMH (quilômetros por hora).

E também, se constar que um carro tem a média de consumo de 25 MPG (milha por galão), fazendo a conversão, quer dizer que o carro faz 10,5 KM/L.

DÚVIDAS COMUNS

Qual é o combustível do meu carro alugado?

O ideal é já sair da locadora com essa informação. Caso esqueça, é fácil de achar no manual do carro ou na própria internet. No entanto, a grande maioria dos carros nos EUA são movidos à gasolina.

Os carros movidos à Diesel geralmente são Vans, Camionetes e algumas SUVs.

Qual tipo de gasolina devo escolher?

Como estamos com carros alugados e não carro próprio, então o que importa é o nosso orçamento e não o que é melhor para o carro, escolha a mais barata (regular/unleaded) e siga viagem!

Como sei qual lado do carro fica o tanque de combustível, sem sair do carro?

Essa dica muita gente não sabe, ou nunca se deu conta. Em muitos carros, olhando-se no marcador de combustível, no painel do carro, aparece um desenho de uma bomba, e, ao lado direito ou esquerdo, aparece uma seta, conforme imagem abaixo.

Essa seta justamente serve para informar em que lado se encontra a “portinha” do tanque de combustível.

Como faço para completar o tanque? Não vai transbordar?

Os bicos da mangueiras possuem um sensor que sabem exatamente quando o nível do tanque está chegando ao ponto máximo, então, automaticamente param de encher quando está chegando “na boca”.

Como saberei quanto tenho que pagar para completar o tanque?

Se for pagar no dinheiro, primeiro você tem que ir na loja e pagar um valor. Suponhamos US$ 50,00, que já é um valor bem suficiente para encher o tanque da maioria dos carros.

Se na hora de abastecer a bomba parou nos US$ 45,00 indicando que já chegou no limite do tanque (pois ela para automaticamente), basta voltar à loja e informar ao atendente o número da bomba novamente (pump number X) e dizer que já encheu o tanque, solicitando o seu troco (change) de US$ 5.00.

“I am on pump one and I already filled up my tank, but I have some change left over. Could you please help me?”

CONSIDERAÇÕES

Bom,  acreditamos que grande parte das dúvidas relacionadas ao tema foram sanadas nas explicações acima. O problema encontrado pela maioria dos brasileiros não é no procedimento de como abastecer, mas sim na falta de informação e por ser a primeira vez fazendo essa atividade, o que gera uma insegurança na hora de se abastecer o carro, tornando isso uma atividade mais complexa do que é – sendo que é pra ser justamente ao contrário.

Mas, como puderam ver, na verdade é um procedimento bem simples e até legal de ser fazer. Nos passa uma sensação de liberdade e independência.

A recomendação, atualmente, é sempre se fazer o abastecimento em DINHEIRO, pois, além de não pagar IOF, não corremos risco de ter o cartão clonado (não ache que isso só acontece no Brasil).

Fique sempre atento às conversões de medidas. Nos Estados Unidos são utilizadas várias unidades de medidas que não são utilizadas no Brasil. Por isso, temos que estar cientes de como convertê-las. 

Se quiser aprender um pouco mais do Inglês e das possíveis palavras e termos que serão usados no seu aluguel de carro, confira essa matéria

Boa viagem and drive safe!

Insira o seu endereço de email para receber as melhores dicas sobre como alugar um carro